sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência


PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA


O PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - tem por objetivo estreitar os laços entre a universidade e a educação básica, pela valorização do trabalho dos docentes e do cotidiano escolar e em constante diálogo com elementos teóricos que possam auxiliar os participantes do programa no entendimento da cultura educacional. O PIBID visa motivar os licenciandos para que esses possam, futuramente, atuar na educação básica e promover sua melhoria.

Esse programa foi idealizado ao longo de 2007, pela Diretoria de Educação Básica do Ministério da Educação com a CAPES e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Ao final do mesmo ano, o Ministro da Educação, Fernando Haddad, lançou o Edital MEC/CAPES/FNDE; com chamada pública para as universidades federais participarem do programa. A proposta é que o PIBID, seja o equivalente ao PIBIC, e, portanto, um programa contínuo de melhoria na perspectiva da formação de professores. Esse edital voltou-se, prioritariamente, para algumas áreas de notável carência nacional em função da falta de professores e professoras de física, química, biologia e matemática.


Subprojeto - Matemática


O Subprojeto Matemática é coordenado pelo Professor Doutor Arlindo José de Sousa Junior que possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professor associado 2 da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, saberes docentes, mídias na educação, formação de professores e informática educativa. O projeto conta ainda com duas professoras supervisoras que auxiliam e contribuem diretamente para o desenvolvimento das atividades do Projeto PIBID. 


       Figura 01 - Coordenador subprojeto matemática e as supervisoras. 




A formação de professores deve ser ampla e profunda para que este profissional possa permanentemente enfrentar os desafios presentes na complexidade do cotidiano escolar. O processo de educação do professor de Matemática passa por um processo de produção e socialização de saberes docentes provenientes das pesquisas e da reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida no cotidiano das Escolas.

Desenvolveremos trabalhos coletivos, com alunos do curso de licenciatura e/ou com professores das escolas e/ou alunos da Educação Básica. Ao desenvolvermos, coletivamente, pesquisas e trabalhos educativos no cotidiano da universidade e da escola, poderemos produzir e a socializar saberes docentes relacionados às aulas de Matemática.


                 Figura 02 - Bolsista do Projeto

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